top of page
Foto do escritorMargarida Gonçalves

Núria Balinha e os ‘Diários de Colagens’


“Strike One” (2022), retirado de Instagram (@nmbalinha)


Núria de Melo Balinha, 21 anos, natural de Viana do Castelo e estudante de Artes Plásticas, especialização em Multimédia, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.


Núria conta-nos que sempre adorou fazer colagens e que a licenciatura a ajudou a desenvolver e aprofundar essa paixão. A especialização em Multimédia forneceu-lhe ferramentas que lhe permitiram evoluir enquanto artista, visto, atualmente, a maioria do seu trabalho ser feito em programas como o Photoshop ou o Design Ilustrator.


“Flor” (2022), Retirado de Instagram (@nmbalinha)


Quando começou a experimentar com colagens, utilizava fotografias que encontrava na Internet, mas não sentia tanta ‘conexão’ com o seu trabalho e, com o tempo, utilizar fotografias que não fossem da sua autoria ‘deixou de fazer sentido’. Hoje em dia, maioria dos seus trabalhos contam com imagens próprias.

Todos os trabalhos da artista giram em torno de temáticas como a infância, o crescimento e a mudança de mentalidade que acompanha essas fases- ‘explorar como a memória pode ser uma obra de ficção’. Para refletir estes temas na sua obra, Núria opta por tornar as suas colagens bastante coloridas.

A artista confessa que as colagens acabam por se assemelhar a diários onde eterniza vivências e processa emoções. “Basicamente é isso, é como se fosse um diário de colagens que sinto a necessidade de fazer”.

Através da sua página do Instagram (@nmbalinha), podes descobrir quais os prints que se encontram disponíveis para venda ou efetuar encomendas.



Respectivamente: “Sports” (2022); “Missing something” (2022); “Legião” (2022); “Portrait?” (2022). Retirado de Instagram (@nmbalinha)

42 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page