CULTURA ENTRE A LUZ E A SOMBRA
“O que é a Penumbra?”
“É um jornal de cultura.”
“… e o que é a cultura?”
Bem, é uma palavra imponente que significa tanto quanto a amplitude de sentidos que pode assumir. Poderíamos distinguir “cultura pop” de “cultura popular”. Ou estabelecer um aparente contraste entre um povo dotado de “cultura literária” em vez de “cultura futebolística” para explicar esta e aquela coisa política. Ou lamuriar o ostentoso “culto às celebridades” perante a penúria do artista “culto”. Ou dissecar passados “genocídios culturais” e recém-baptizadas “guerras culturais”. Ou…
Podemos dizer que cultura é todo um conjunto de normas, atitudes, tradições, crenças, e expressões que caracterizam um determinado grupo de pessoas. Daí não haver tal coisa como um país sem cultura - há sempre cultura. E aquela que impera nos nossos tempos é uma cultura de entretenimento - supérflua e acrítica e desinteressada do interesse público.
Trata-se de uma cultura calendarizada e orçamentada e subordinada a uma lógica consumista. A sua vigência disfarça a ausência mediática de outras expressões artísticas, outros modos de viver, outras formas de compreender o mundo.
É neste outro lado da cultura, pelas ruas do Porto, em que nos focamos.
O jornal Penumbra é um projecto universitário inserido no Mestrado de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto que visa noticiar trabalhos pessoais e espaços colectivos, reportar Indivíduos (com i grande), iluminar o debate político nacional em torno da cultura, e criar um refúgio para quem não se sente bem nem nos holofotes, nem na total escuridão.
E é neste ponto de transição que nos comprometemos a ficar - digamos que é o nosso traço cultural.