As Residências Artísticas são projetos culturais não-municipais com o intuito de aproximar artistas nacionais e internacionais, dando-lhes a oportunidade de desenvolver iniciativas pessoais ou conjuntas nas instalações. Estes espaços oferecem acomodação e são elegíveis para várias disciplinas artísticas.
Muitos dos espaços cobertos fazem parte da Bolsa InResidence, um programa de financiamento municipal de atribuição de bolsas, entre 4000 a 6000 euros, destinado à realização de residências artísticas de média duração (2 meses) em espaços culturais, não municipais, na cidade do Porto.
A Turma
A Turma consiste num conjunto de criações próprias no âmbito das artes performativas e audiovisuais. Promove a circulação de espetáculos, organiza conferências, entrevistas e residências artísticas. Fomenta a cooperação entre criadores de várias áreas do espetáculo, incitando à criação de conteúdos originais.
Desde 2018, que A Turma é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura/DGArtes.
Queres-te candidatar?
Artistas internacionais de artes performativas e/ou artes visuais podem enviar o CV e respetiva proposta de projeto para: companhia.aturma@gmail.com. O dossier do projeto deve conter sinopse, ficha artística, nota biográfica da equipa envolvida, proposta de duração/calendarização da residência e links para informações úteis (vídeos, sites, informações relacionadas com projetos anteriores)
Contactos:
Rua da Fontinha 77,
4000-241 Porto
Para saberes mais: https://www.inresidenceporto.pt/pt/espaco/a-turma/
CRL- Central Elétrica
CRL- Central Elétrica desenvolve a sua atividade desde 1999. Esta estrutura profissional de teatro e dança conta com a direção artística de André Braga e Cláudia Figueiredo.
Produz e difunde criações próprias e de artistas associados, mas, para além disso, tem vindo a desenvolver uma linha de acolhimento através das residências. As residências artísticas visam fomentar a pesquisa, encontro, partilha e apoio à criação artística.
Definindo-se como um espaço para “investigar, experimentar, criar e compartilhar”, onde o risco e desenvolvimento de ideias são acolhidos. Os projetos de criação artística dividem-se em três programas de residência: acolhimentos regulares, convocatórias e InResidence.
Acolhimentos Regulares
No caso dos acolhimentos regulares, a Central Elétrica cede o espaço para ensaio bem como algum apoio técnico. Todavia, não está previsto suporte financeiro. Este tipo de residência artística decorre todo o ano e é organizada de acordo com a disponibilidade dos espaços.
Quem se encontrar interessado nesta modalidade de residência deve enviar uma proposta do projeto com sinopse, ficha artística, nota biográfica da equipa, proposta de duração/calendarização da residência e links para informações úteis.
Contactos: residencias@circolando.com
Convocatórias
As convocatórias distinguem-se dos Acolhimentos Regulares pois incluem apoio financeiro. Esta modalidade de residência artística acontece duas vezes por ano e é direcionada para as artes performativas.
INRESIDENCE
Sob a alçada do Programa InResidence, a Central elétrica atribui anualmente uma bolsa de média duração (2 meses) a um artista ou coletivo, selecionado pela curadoria do espaço.
Queres-te Candidatar?
Explora qual a modalidade de residência adequada para ti no website da CRL- Central Elétrica. As candidaturas devem contar a proposta do projeto com sinopse, ficha artística, nota biográfica da equipa, proposta de duração/ calendarização da residência e links para informações úteis.
Contactos:
CACE Cultural do Porto R. do Freixo, 1071, sala 3 4300-219 Porto, Portugal
Tel/Fax: +351 22 518 91 57 | Tlm: +351 93 627 26 36 E-mail: geral@circolando.com/ residencias@circolando.com
De Liceiras
DE LICEIRAS 18 é uma comunidade artística independente, dirigida pela associação cultural sem fins lucrativos Eklipsefémero- Núcleo Artístico Independente e localizada no centro histórico do Porto. Todos os meses este espaço recebe artistas internacionais com o intuito de fomentar uma comunidade dinâmica e em constante mudança.
Esta residência encontra-se aberta a designers, artistas visuais, escritores experimentais, performers, filósofos, entre muitos outros, que tenham vontade de criar, partilhar experiências, ensinar, aprender, discutir e desconstruir preconceitos.
Viver na DE LICEIRAS implica uma contribuição mensal, dependendo da altura do ano e do tipo de quarto.
Queres-te Candidatar?
Para te candidatares à residência artística DE LICEIRAS, deves estar atento aos Open Calls no website do espaço, e enviar uma candidatura que contenha: um pequeno texto a explicar a motivação para viver e trabalhar na residência, portfólio, currículo, proposta do projeto a desenvolver e intervalo temporal necessário, meses em que pretendes residir no espaço.
As candidaturas devem ser enviadas para: deliceiras@gmail.com
Escola das Artes
A Escola das Artes da Universidade Católica do Porto procura estabelecer-se enquanto um Centro de Arte importante na cidade. Para além do seu trabalho académico e de investigação, este espaço procura acolher e incentivar várias criações artísticas, criando condições para um clima de inspiração mútua entre artistas e estudantes.
No que toca a residências artísticas, a Escolas das Artes direciona o seu acolhimento para os campos das Artes Visuais, Cinema, New Media Art e Som. Existem três tipos de residências artísticas neste espaço: InResidence- em parceria com a Câmara do Porto; residência em cooperação com a Fundação Gulbenkien e um programa próprio da Escola das Artes. Atualmente as candidaturas para residências artísticas encontram-se encerradas, mas caso tenhas interesse em saber mais podes consultar o website da Escola das Artes.
Contactos:
E-mail: artisticresidencies@porto.ucp.pt
Instituto
O Instituto é o ponto de encontro de diferentes formas de expressão cultural. Localizado na Rua dos Clérigos, num edifício que data os anos de 1950, este espaço surge em 2018 enquanto estúdio interdisciplinar.
Enquanto residência, o Instituto acolhe arquitetos, artistas e investigadores que procurem desenvolver projetos e viver no Porto por um período máximo de três meses. Candidaturas nas áreas de arquitetura, práticas espaciais críticas, cultura urbana e pós-colonialismo são particularmente apreciadas. Nas residências artísticas do Instituto, os artistas são encorajados a desenvolver relações com outros artistas, coletivos ou estudantes.
Queres-te Candidatar?
O Instituto aceita candidaturas espontâneas auto-financiadas. Além disso, auxiliam no processo de candidatura a bolsas. Para te candidatares a residência neste espaço basta enviares uma biografia ou CV e a sinopse do projeto a desenvolver.
Este espaço apresenta também uma candidatura no âmbito do projeto InResidence, anualmente, e esta é selecionada pela direção artística do Instituto.
Contactos:
Rua dos Clérigos 44
4050-204, Porto
info@oinstituto.pt + 351 221 126 850
Maus Hábitos
O Maus Hábitos, espaço cultural polivalente, é também a sede da Saco Azul. A Saco Azul, fundada em 2002, é uma associação cultural com o objetivo de fomentar a produção artística que promova a pesquisa, experimentação, criação, inovação e pensamento crítico.
A associação Saco Azul, juntamente com o Maus Hábitos, desenvolve projetos de residência para artistas nacionais e internacionais. Existem dois tipos de residências artísticas:
Residências Espontâneas: através do envio de propostas com descrição do projeto e vontades artísticas, carta de intenções, portfólio online, CV artístico, proposta de duração e data para a residência.
Residências Saco Azul: As vagas para este tipo de residência variam consoante os projetos em curso. A seleção decorre através de Open Call ou convite. Esta modalidade de residências conta com o apoio Municipal da iniciativa InResidence.
Contactos:
Rua Passos Manuel, 178-4º
4000-382 Porto
sacoazul@maushabitos.com
CAMPUS PCS
Criado em 2021 e situado no centro da cidade do Porto, CAMPUS PCS é um espaço seguro de pesquisa, investigação e prática para as Artes Performativas. Esta estrutura é dirigida pelo Departamento de Artes Performativas da Ágora- Cultura e Desporto do Porto, e procura ser uma entidade dinâmica em diálogo próximo com a comunidade local.
Artistas locais podem ter acesso gratuito aos estúdios através de uma plataforma de reservas on-line. Para além disto, são lançadas Open Calls para programas de residências artísticas e técnicas, onde os artistas podem beneficiar de um ambiente calmo e de condições financeiras e recursos para explorarem, investigarem e criarem “sem pressão”.
Para a temporada de 2023-2024, Open Calls para residências (artísticas ou técnicas) ainda não se encontram disponíveis. Contudo, se consideras que este pode ser o espaço adequado para desenvolveres os teus projetos fica atento ao website.
Contactos:
Travessa dos Campos 144, 4000-153 Porto
223 392 216
campuspcs@agoraporto.pt
Commentaires