top of page
Foto do escritorRui Cunha

M.Ou.Co.: O novo espaço do Porto que junta a música à hotelaria

Inaugurado em setembro de 2021, o M.Ou.Co. une a cultura musical à vertente do turismo e hotelaria naquele que é o resultado de um investimento de oito milhões de euros, financiado pelo Programa Norte 2020.


“Stay. Listen. Play.”. É este o lema do mais recente local - assumidamente multifacetado - a marcar a zona do Bonfim, bem próximo do coração do Porto. O M.Ou.Co. é, tal como o seu acrónimo indica, um espaço para Música e Outras Coisas. Aproveitando os cinco mil metros quadrados de terreno, o M.Ou.Co é composto por uma sala de espetáculos (com uma lotação para 180 pessoas sentadas ou 300 de pé), 62 quartos, um restaurante, um bar e esplanada, uma musicoteca, três salas de ensaio e uma clínica - não esquecendo também o jardim e a piscina com vistas agradáveis.

Fotos: Luis Ferraz / MOUCO HOTEL


Apesar da enorme variedade de opções que oferece, há sempre um elemento que permanece: a música. Enquanto a musicoteca disponibiliza mais de 600 discos de vinil e livros temáticos para livre utilização, alguns dos restantes locais do M.Ou.Co. acolhem conversas, exposições e workshops à volta da indústria musical. A clínica, por outro lado, pretende dar atenção à saúde do músico, com o recurso a técnicas e iniciativas que, juntamente com um acompanhamento especializado, procuram oferecer as condições necessárias para o bem-estar físico e mental dos artistas. Para além de todas estas valências do conceito subjacente ao M.Ou.Co, o grande destaque vai para a sua sala

de concertos. Desde a sua inauguração, no dia 9 de setembro de 2021 (feita ao som de Manel Cruz), já passaram pela Sala M.Ou.Co. vários artistas de renome nacional e internacional, desde Fado Bicha, Best Youth e David Bruno a Panda Bear & Sonic Boom, Just Mustard e The Weather Station.


O projeto nasceu do investimento realizado pelo francês Mickael Petit e pelo espanhol Ramón Rodriguez, que também associaram a brasileira Sofia Miró para se responsabilizar pela componente cultural do espaço. A envolvente arquitetónica do projeto também resultou de um trabalho conjunto da arquiteta Susana Leite e da empresa Arquitetos Aliados, responsáveis pelo design do hotel e da sala de espetáculos, e do engenheiro Rui Ribeiro e da empresa Amplitude, que tiveram a cargo o projeto de acústica, tão relevante para este conceito de espaço e as funcionalidades que compreende.


Desde a sua génese, o M.Ou.Co. apresenta-se com a missão de criar uma programação própria que propicie a aproximação de uma multiplicidade de culturas e gostos, de forma a fornecer um espaço com uma oferta cultural eclética, em termos musicais, e igualmente diversa no que toca às experiências complementares anteriormente mencionadas. A fusão de funções e a inovação conceptual que propõe permitiram-lhe posicionar-se como um espaço diferenciador e único no contexto da cidade do Porto e a nível nacional.

5 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


bottom of page