O Público num dos espetáculos de Cultura em Expansão
Fonte: Cultura em Expansão
Áudio: leitura da notícia por Inês Cortez, jornalista do Penumbra
A 9ª edição do programa Cultura em Expansão conta com espetáculos no Porto até 17 de dezembro. O evento anual, criado pela Câmara Municipal do Porto em 2014, traz música, dança e teatro a locais como associações de morados e coletividades. Esta edição de Cultura em Expansão arrancou em fevereiro deste ano.
O que torna este evento tão singular é o facto de trazer cultura aos lugares habitualmente frequentados por cidadãos, em alternativa a grandes salas de espetáculo. Ou seja, não são os cidadãos que vão ter com a cultura, mas a cultura que vai ter com os cidadãos, em locais espalhados pela cidade.
A entrada em todos os espetáculos é gratuita com a apresentação de bilhete, que pode ser levantado no dia e local do espetáculo, a partir de uma hora antes do espetáculo. Uma pessoa pode adquirir dois bilhetes no máximo.
Segue-se a programação dos espetáculos que fecham esta edição. Para mais informações, visita o website do evento.
Programação
3 de dezembro, sábado, meia-noite
Grupo Operário do Ruído, na Associação da Pastelaria Torres Vermelhas
Música | M/6
Excecionalmente, os bilhetes podem ser levantados a partir das 20:30 no local
Criado pela associação cultural Sonoscopia, o Grupo Operário do Ruído é um projeto de criação colaborativa de música aberto a todos, transformando o instrumento mais aborrecido a um meio de arte divertido.
10 de dezembro, sábado, 21:30
Auto do Nascimento do Menino Jesus, Igreja de S. Pedro de Miragaia
Teatro | M/12
Os Bonecos de Santo Alexio apresentam Auto do Nascimento do Menino Jesus, numa união entre a cultura popular e escrita erudita. A sessão conta com guitarra portuguesa e cantigas cantadas ao vivo, num espetáculo para toda a família.
11 de dezembro, sábado, 17:00
Nu Meio-Bailão, Associação Nun’Álvares de Campanhã
Dança | M/6
Interpretado por Filipa Francisco e Bruno Cochat, NU Meio - Bailão ironiza a relação de um casal português que se esconde no fado e no “maldizer”.
17 de dezembro, sábado, 11:00
Famílias, Auditório Grupo Musical de Miragaia
Teatro | M/6
A coreografa Costanza Givone apresenta a variedade de famílias que existem, entre as suas diferenças e semelhanças. As crianças são convidadas a participar no espetáculo.
17 de dezembro, sábado, 17:00
Gala Drop, Associação de Moradores da Bouça
Música | M/6
Sons e vibrações de diferentes locais e épocas transformados em música, levando-nos a uma maior consciência e esperança de um presente melhor.
17 de dezembro, sábado, 19:30
Morrer no Teatro, Associação Nun’Álvares de Campanhã
Teatro | M/14
O ator Alex Cassal traz-nos o que podia ser uma espécie de monólogo sobre a morte e o teatro, partindo de uma premissa do cinema-catástrofe.
17 de dezembro, sábado, 21:30
Granito: O Rap do Porto, Associação da Pasteleira Torres Vermelhas
Música | M/6
Barrako 27, Berna, Dealema e Keso são nomes únicos do rap portuense e juntam-se em palco num espetáculo ímpar para o encerramento de Cultura em Expansão.
Comments